Clique nas imagens para ampliar
Conheça - Aço inox aisi 317l
O aço inox aisi 317l tem como principal característica a adição superior de molibdênio em sua composição química o que garante o aumento da resistência ao ataque químico quando comparado aos aço inox aisi 317l austeníticos cromo-níquel-molibdênio do tipo AISI 316L.
Este aço inox aisi 317l possui, aproximadamente, 1% a mais de cromo, níquel e molibdênio quando comparado com o aço austenítico AISI 316L. O aço inox aisi 317l oferece ainda melhores características de fluência e resistência mecânica a elevadas temparaturas quando comparados aos aços inoxidáveis convencionais. A designação americana “low carbon”, ou simplesmente “L”, do aço inox aisi 317l garante resistência à sensitização durante soldagem ou quando aplicados processos térmicos devido ao baixo carbono em sua composição química. A combinação de molibdênio e nitrogênio da composição química desse aço é particularmente efetiva em aumentar a resistência à corrosão por pites e por frestas, especialmente em meios ácidos contendo cloretos e compostos de enxofre a elevadas temperaturas. Além disso, o nitrogênio também contribui para o aumento da resistência mecânica da liga.
As principais aplicações do aço inox aisi 317l estão voltadas para a indústria química, indústria de petróleo e petroquímica, nas indústrias produtoras de papel e celulose, e como condensadores em estações geradoras de energia a base de combustível fóssil e nuclear. Destina-se à aplicações onde exige-se resistência à corrosão por ácidos orgânicos fortes, como os ácidos naftênicos encontrados no refino de petróleo.
Resistência à Corrosão do aço inox aisi 317l, Existe um número que correlaciona a composição química do aço inoxidável com o potencial de pite medido em solução contendo cloretos, o PREN (Pitting Resistance Equivalent Number). Este número é baseado em uma equação matemática empírica e gera uma reta no gráfico Potencial de Pite x PREN. Quanto maior o valor do PREN, maior a resistência em meios contendo cloreto. As informações contidas nesta publicação foram obtidas de resultados de ensaios de laboratórios e de referências bibliográficas tradicionais e respeitáveis.
O comportamento dos aços inoxidáveis pode sofrer alterações devido a mudanças de temperatura, pH, teores de contaminantes e também devido ao estado de conservação de equipamentos utilizados na soldagem e na conformação. Por estas razões, as informações desta publicação devem ser utilizadas como uma referência inicial para ensaios ou para uma especificação final por parte do comprador. A Aperam South America não se responsabiliza por perdas ou prejuízos que sejam consequência do uso não adequado das informações apresentadas.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2958-6055 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!