Clique nas imagens para ampliar
Conheça - Aço inox aisi 904l
O aço inox aisi 904l trata-se de um aço inoxidável com elevado teor de molibdênio, distingue-se pela sua excelente resistência à corrosão localizada, à corrosão por pites, à corrosão galvânica e em forma especial à corrosão em ambientes fortemente agressivos.
Aço inox aisi 904l são especialmente empregado em meios sulfurosos, fosfóricos, hidroclóricos, na indústria de fertilizantes, instalações “offshore”, indústria química e petroquímica, assim como também na produção de papel e celulose. A adição de cobre melhora a resistência à corrosão nos meios ácidos dos aço inox aisi 904l.
Quando comparados a outros tipos de aços inoxidáveis, pode-se constatar seu superior desempenho. Algumas dificuldades ocorrem nestes aço inox aisi 904l quando soldados, podem ocorrer fenômenos indesejáveis, tais como, trincas a quente, sensitização, formação de fase sigma e segregação, que podem afetar a qualidade e integridade da união soldada, principalmente as propriedades mecânicas e a resistência à corrosão.
Nos aço inox aisi 904l, a estrutura austenítica estável, é produzida pelo elevado teor de níquel e a desvantagem deste tipo de estrutura durante a soldagem é que ela só pode ser obtida durante a solidificação do cordão de solda por solidificação primária da austeníta, o que incrementa a tendência à fissuração a quente em comparação com os metais de solda, que contém ferrita. Esse fenômeno, associado à segregação de elementos que promovem a formação de constituintes de baixo ponto de fusão, é acentuado pelo maior coeficiente de dilatação da rede cristalina austenítica, que produz no material grandes esforços de contração térmica, o que facilita a fissuração a quente na forma de trincas de solidificação no metal de solda, ou como trincas de liquação na zona termicamente afetada (ZTA), seja no metal de base como na zona fundida de uma soldagem multipasse.
No aço inox aisi 904l as trincas de liquação são favorecidas pelo crescimento de grão na ZTA, uma vez que isso acentua a segregação nos contornos de grão e com isso a formação de fases de baixo ponto de fusão, principalmente porque na região não misturada ou parcialmente fundida apresenta um nível elevado de segregação, principalmente de molibdênio.
O aço inox aisi 904l tem um recurso conhecido para minimizar ou eliminar a tendência à fissuração a quente é utilizar materiais de adição que permitam a formação de ferrita delta (2 a 3 %) o que permitiria reduzir a concentração de segregação, porém, nestes aços quando expostos a condições de serviço em meios corrosivos, a ferrita delta presente traz consigo uma redução da resistência à corrosão.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2958-6055 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!