Clique nas imagens para ampliar
Conheça - Aço sae 5160
Aço sae 5160 tem aplicações o Aço ligado para beneficiamento e como Características o aço sae 5160 com elementos de liga apropriados para tratamento térmico em processos posteriores.
Condições de Fornecimento: Podem ser fornecidos nas seguintes formas: Barras trefiladas, retificadas, polidas ou descascadas, com bitolas entre 1,50 e 75,00 mm, comprimento entre 1,5 e 6,5 m, em perfis redondo, sextavado, quadrado ou especiais conforme a necessidade. Podem ser Arames trefilados, polidos, fosfatizados, cobreados, shavilitados, com bitolas entre 0,80 e 27,00 mm, em perfis redondo, sextavado, quadrado ou especiais.
Aço sae 5160 cromo-manganês de boa tenacidade e média temperabilidade, usado tipicamente na fabricação de molas semi-elípticas e helicoidais para veículos.
Aço sae 5160 de alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga. Amplamente utilizado na fabricação de eixos automotivos, pinos, fixadores, molas planas, lâminas de corte, etc.
Condições de fornecimento: Barras Laminadas Sem Acabamento Mecânico e Barras Laminadas Trefiladas
O aço sae 5160 tem qualidades equivalentes como abnt 5160 e como caracteristicas a Boa temperabilidade, alta resistência a tração e a fadiga e boas propriedades acima de 300 ºC. Na condição temperado, sua dureza varia de 58 a 63 HRc. Retém a dureza após revenido. E aplicações do aço sae 5160 as Molas altamente solicitadas para indústria automobilística e ferramentas manuais. Aço para molas helicoidais enroladas a quente.
Recozimento e Normalização do aço sae 5160, Antes de temperar é interessante fazer 3 recozimentos completos para aliviar as tensões no aço. Aqueça a lâmina até um vermelho bem escuro e resfrie no ar. Preferencialmente, na última vez deixe esfriar bem lentamente (pode ser ao lado da forja).
Testar a dureza do aço sae 5160 após o recozimento , revenimento, tempera, etc passando uma lima no fio da lâmina. A lima não deve desbastar facilmente a parte temperada. Uma boa tempera, deve produzir um barulho agudo e não marcar o aço. Se fizer um barulho grave, veja que provavelmente está comendo o aço. Neste caso, o gume pode até pegar alguma afiação, entretanto o fio não vai durar muito tempo. Caso o teste não aponte para uma boa têmpera, deve-se repetir o processo, desde a normalização do aço sae 5160.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 2958-6055 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!